sexta-feira, outubro 20, 2006

Um golpe de Teatro


Curioso. Muito curioso.
Hoje, ao ligar a bendita TV, essa verdadeira companheira de vida, para o bem e para o mal, deparo-me com a notícia de abertura do Jornal da Tarde.
Ao que parece, os “okupas” (não sei se é assim que se escreve a palavra) do Teatro Rivoli no Porto, desocuparam finalmente o espaço...obrigados.
“Rivolição”, dizem eles, e lá terão as suas razões para protestarem contra a privatização de mais um espaço cultural. Não é isso que está em causa.
O que me fez, confesso, esboçar um sorriso carregado de ironia, foi o facto dos senhores e senhoras que ocuparam o espaço, estarem absolutamente indignados pelo facto das forças de ordem, terem irrompido “sem avisar” e de madrugada (vejam bem!) pelo teatro a dentro.
Com a breca! Que violência!

Estarei eu numa realidade diferente da dos demais?
Pergunto isto, já que para mim, muita sorte têem eles de não terem sido ali tratados de forma pura e dura, como comuns criminosos ou terroristas, como agora está tanto em voga.
Talvez para muita gente esta notícia não tenha grande importância, mas para mim teve, não pela notícia, mas pelas declarações proferidas pelo porta-voz dos tais okupas.

Então quer dizer, eu agora entro num qualquer edifício público, escondo-me, esperando que todos saiam para depois me barricar lá dentro e alegar uma razão que até possa fazer sentido. Horas ou dias depois de fazer finca pé em não sair enquanto a minha causa não for resolvida, as forças de ordem entram bruscamente no espaço onde estou e eu fico indignado?
Hum, não me parece lá muito lógico.
Sempre ouvi dizer que “quem semeia ventos, colhe tempestades”.
Lembro-me logo a seguir dos adeptos visitantes nos estádios de futebol: à mínima frase ou movimento em falso...tau...lá estão os mesmos cidadãos, com os mesmos deveres e direitos dos okupas a levarem no lombinho.

Pergunto eu: Aquele cidadão que entrou numa dependência do BES em Setúbal, já que não tinha pais ricos nem sequer tinha ganho a lotaria, teria ele também direito à indignação por o terem tirado de lá ??

1 comentário:

imohany disse...

We invite you to beta test of Referez.com.

Referez.com is the new recommending system of blog posts by referring statistics.
Referez.com allows people to share the real interest over the Internet in real-time.

If you insert the Reffering-code in your website or blog,
Every time people visit your website,
We collect each URLs using a simple system we call the "Reffering-Code-System".

It can make an automatic recommending system not digging and clicking but referring.
So, People find top visited articles in real-time.

We wish you to join our test.

Thanks!

http://www.referez.com/?local=us